Como Instalar Pastilhas Rivesti

Como Instalar

Manual de Instalação

Introdução

As pastilhas Rivesti são muito fáceis de instalar. Contudo, requerem alguns cuidados indispensáveis para que você obtenha o acabamento perfeito que planejamos ao fabricá-las. Siga as instruções deste manual. Para esclarecer qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente Rivesti pelo telefone 11 4380 7766 ou pelo WhatsApp 11 96776 7766. Teremos o maior prazer em ajudar. Por outro lado, não seguir estas instruções para instalação e limpeza das pastilhas Rivesti implica em perda da garantia do produto. Acesse nosso site e assista aos vídeos de instalação das pastilhas Rivesti, no endereço www.rivesti.com.br.

1. Planeje a instalação das pastilhas Rivesti

Analise os espaços onde serão instaladas as pastilhas Rivesti e determine por onde começar a instalação. Privilegie as partes mais visíveis do ambiente para receber as placas inteiras, deixando recortes para áreas com menor visibilidade. Se for instalar sobre uma pia, por exemplo, comece a instalação da placa inteira sobre o frontão e deixe o recorte na parte mais alta. Em um banheiro, comece de cima para baixo, pois, o piso provavelmente tem queda. Considere esconder os recortes atrás de portas. O importante é obter um visual agradável no final da instalação. Planeje como obter isso.

2. Prepare a superfície onde serão instaladas as pastilhas Rivesti

A superfície deve estar curada, plana, desempenada, sem trincas, seca, livre de gordura e poeira. Para instalar as pastilhas Rivesti com cola de contato diretamente sobre reboco fino, certifique-se de que não há materiais em desagregação (esfarelando). Se a superfície estiver muito porosa, ou se ao passar a mão sobre a superfície se desprenderem partículas, é recomendado aplicar uma demão de primer ou duas demãos de cola de contato. Se houver irregularidades ou sulcos maiores que 2mm na superfície, como é o caso de algumas texturas, uniformize a superfície com a aplicação de cimento branco. Para instalação das pastilhas Rivesti sobre revestimentos preexistentes (fig. 1), como azulejos ou cerâmicas, certifique-se de que o revestimento a ser recoberto não possui trincas, partes ocas, umidade ou gordura. Limpe bem o revestimento antigo com um pano com álcool ou desengordurante antes da colagem das pastilhas.

3. Espalhe a cola de contato na superfície e nas placas de pastilhas Rivesti

Com um pincel, passe a cola de contato em 1m² da superfície a ser revestida (fig. 2).

Depois, com o mesmo pincel, espalhe a cola no verso de 9 placas de pastilhas Rivesti (fig. 3).

É importante que toda a superfície da placa receba cola, mas tenha cuidado para que a cola não atinja a parte frontal das pastilhas, atravessando os espaçamentos. Caso isso aconteça, depois de a peça ser unida à superfície, limpe o excesso de cola com um pano macio embebido em aguarrás. Aguarde de 15 a 20 minutos para a ativação da cola de contato (10 a 15 minutos se estiver muito quente) antes de unir as placas à superfície. Porém, sempre observe o tempo indicado pelo fabricante da cola de contato. A Rivesti indica o uso da cola de contato Cascola (um galão de 2,8Kg instala cerca de 7m² de pastilhas). Leia as instruções do fabricante na embalagem da cola de contato e siga todas elas, inclusive e principalmente as que tratam do uso de EPIs.

4. Cole as pastilhas Rivesti

Cada placa de pastilhas Rivesti (independente do modelo) possui um exclusivo sistema de encaixe para facilitar a instalação (fig. 4). Note que os encaixes são diferentes em cada um dos lados da placa para que as placas sejam instaladas no mesmo sentido.

Os encaixes laterais mantêm o distanciamento exato entre as pastilhas quando as placas são unidas. Para não perder o encaixe das placas, siga as setas indicativas no verso de cada placa (fig. 5) e mantenha todas as setas apontadas na mesma direção.

Alinhe a primeira placa (fig. 6) com o auxílio de um nível (fig. 7).

Considere nessa etapa o esquadro da parede e faça ajustes nas placas quando a parede estiver fora de esquadro. Para verificar o esquadro, antes de passar a cola de contato, segure com a mão uma placa no ponto de início da instalação e vá encaixando outras placas abaixo ou ao lado. Solte a placa anterior e encaixe a próxima até verificar toda a extensão. Se a parede estiver fora de esquadro, as placas não se encaixarão ou será possível observar espaços indesejados entre a placa e a base de referência. Essa diferença deve ser compensada com ajustes na primeira placa. Ajustar e nivelar bem a primeira placa é extremamente importante, já que a primeira placa definirá o alinhamento das demais até o fim da instalação. Encaixe as placas seguintes sempre em um ângulo de 45 graus em relação à placa já instalada (fig. 8) e certifique-se de encostar bem todos os encaixes das placas.

Se alguma placa ficar desencaixada, mesmo que levemente, remova com o auxílio de uma espátula e cole novamente. Após instalar 1m² de pastilhas, e depois de ter certeza de que todas as placas estão bem encaixadas, bata com a palma da mão sobre as placas instaladas (fig. 9), indo do centro de cada uma em direção às bordas. Também poderá usar um martelo de borracha para bater nas placas. Isso fará com que as placas fiquem bem aderidas à superfície. Faça a instalação das pastilhas Rivesti em etapas de, no máximo, 9 placas por vez.

5. Ajuste o tamanho da placa de pastilhas Rivesti

Quando necessário, corte a placa de pastilhas Rivesti para ajustá-la à medida exata do espaço onde será instalada. Meça a superfície com uma trena e transfira essa medida para a placa, demarcando a área de corte. Para cortar a placa, use ou uma serra circular (fig. 10), ou uma serra tico-tico (fig. 11) ou até mesmo um mini arco de serra manual se for cortar poucas placas (fig. 12).

Caso use serra circular, utilize uma lâmina vídia bem gasta ou lâmina indicada para corte de MDF ou acrílico e corte a placa puxando a ferramenta para trás, em sua direção, e nunca empurre a ferramenta para a frente para fazer o corte. Se for cortar com uma tico-tico, use lâmina para corte de metal e apoie bem toda a placa para evitar vibrações. Empurre a ferramenta para frente em curso continuo e mantenha velocidade suficiente para fazer o corte, evitando que a lâmina passe desnecessariamente sobre o mesmo ponto. Depois de cortar a placa, retire eventuais rebarbas com um estilete (fig. 13).

Quando a instalação exigir cortes circulares na placa, use uma serra copo com o diâmetro desejado adaptada a uma furadeira (fig. 14).

Aberturas quadradas no meio da placa podem ser feitas simplesmente cortando com um estilete a união entre as pastilhas (fig. 15), quando possível.

Ou fazendo quatro furos nos cantos da área demarcada com uma broca de diâmetro suficiente para a passagem da lâmina de uma tico-tico. Depois, corte com a tico-tico de um furo a outro. Certifique-se, antes, de que o acabamento da peça a ser instalada sobre as pastilhas cobrirá o corte. Tome muito cuidado ao usar ferramentas elétricas e cortantes e use os equipamentos de proteção indicados pelo fabricante. Leia as instruções de uso das ferramentas e pesquise sobre como usá-las com segurança. Se você não tem prática com ferramentas elétricas ou não se considera apto a usá-las, seja prudente e opte por ferramentas manuais para evitar acidentes. Mesmo assim, seja muito cuidadoso no manuseio.

6. Rejunte as pastilhas Rivesti

O rejuntamento das pastilhas Rivesti pode ser feito logo após o término da colagem das placas. Antes de iniciar o rejuntamento, limpe todas as placas com um pano macio umedecido em água, retirando quaisquer impurezas. Caso ainda exista resíduo de cola na superfície da placa, limpe com um pano macio embebido em aguarrás. Espalhe o rejunte sobre as placas com um aplicador de rejunte em EVA e preencha, sem deixar falhas, todos os espaços entre as pastilhas (fig. 16).

Nunca utilize aplicador de rejunte de qualquer outro tipo. Espátulas rígidas, seja de madeira, de metal ou de silicone, entre outros tipos, danificam severamente as pastilhas, ocasionando riscos permanentes na superfície das placas. Aplique o rejunte em uma pequena área de cada vez, não maior do que a área de 3 ou 4 placas, e limpe imediatamente a área rejuntada com um bloco de espuma macio umedecido em água (fig. 17).

Use um balde com água para lavar constantemente o bloco de espuma e troque a água com frequência. Caso note alguma falha no rejuntamento, aplique o rejunte especificamente naquela área e repita os passos indicados para limpeza. Em dias muito frios e/ou muito úmidos, rejunte uma área de 4 a 7 placas e observe se a limpeza ocorre de forma fácil. Reduza a quantidade de placas rejuntadas se houver dificuldade na limpeza. A demora para limpar o rejunte acrílico fará com que ele grude nas pastilhas, podendo inviabilizar sua remoção futura. Sem garantia de sucesso, é possível tentar remover o resíduo que por ventura tenha sido deixado por muito tempo sobre as placas. Para isso, molhe diversas vezes a área com uma solução de água e detergente e limpe em movimentos circulares com um bloco de espuma até que consiga remover o resídio de rejunte. Ao término do rejuntamento de toda a área, limpe as pastilhas com um pano macio levemente umedecido em água (fig. 18). Passados 60 minutos, retire qualquer camada restante de pó do rejunte com um pano macio e seco. A Rivesti indica o uso do Rejunte Acrílico Fortaleza (1kg rejunta cerca de 20 placas). Leia as instruções de uso na embalagem, com atenção especial ao tempo de secagem.

7. Limpeza cotidiana das pastilhas Rivesti

As pastilhas Rivesti são altamente resistentes a todos os produtos de limpeza comumente usados numa casa. Nenhum produto de limpeza causará manchas ou alterará o brilho das pastilhas, desde que não seja abrasivo (arenoso). As pastilhas Rivesti possuem exclusiva tecnologia antiaderente, antifúngica e antibacteriana, que impede sujeiras de se fixarem em sua superfície e o desenvolvimento de fungos e bactérias. Por isso, na limpeza cotidiana é necessário apenas pano macio com água, ou com o produto de limpeza não abrasivo de sua preferência. Nunca use esponjas abrasivas na limpeza das pastilhas, já que danificam a superfície. E nunca passe sobre as pastilhas instrumentos pontiagudos.

8. Condições da garantia das pastilhas Rivesti

As pastilhas Rivesti são produzidas sob rígido controle de qualidade. Tenha a certeza de que adquiriu um produto de altíssima tecnologia e de qualidade internacional. Para obter o máximo da garantia das pastilhas Rivesti, no entanto, é imprescindível seguir rigorosamente as instruções para instalação das pastilhas e executar uma cuidadosa aplicação no ambiente. Também devem ser assegurados o manuseio, transporte, armazenagem, uso e manutenção corretos das pastilhas. Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente Rivesti, sempre apto a ajudar: telefone 11 4380 7766 ou WhatsApp 11 96776 7766, de segunda a sábado, das 9h às 19h.

Caso verifique algum defeito de fabricação nas pastilhas Rivesti, entre imediatamente em contato com a loja onde efetuou a compra ou com a Central de Atendimento ao Cliente Rivesti. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem 90 (noventa) dias a partir da data da compra para acionar a assistência técnica em garantia. Se houver alguma irregularidade visível nas pastilhas Rivesti, entre em contato antes da instalação para que possamos verifcar o produto. Instalar as pastilhas signifca aceitar o produto na condição. A Rivesti não se responsabiliza pelos custos dos materiais e serviços de instalação ou por qualquer outro custo relacionado direta ou indiretamente à instalação. A aplicação das pastilhas em ambientes não especifcados pela Rivesti é de responsabilidade exclusiva do consumidor e, além de implicar em perda da garantia, isenta a Rivesti de quaisquer consequências.

A garantia do produto exclui problemas advindos de mau uso ou má instalação, de limpeza inadequada ou manuseio irregular, além de problemas relacionados ao transporte ou armazenagem incorretos após a compra e desgaste natural do uso.

GARANTIA!
A instalação e o uso correto das pastilhas Rivesti são sua melhor garantia. Siga integralmente as instruções contidas neste manual.

ATENÇÃO!
As pastilhas Rivesti devem ser aplicadas apenas em ambientes internos distantes do fogo. Não instale as pastilhas em locais não recomendados.

LEMBRE-SE!
A Rivesti não aceita devolução de produtos adquiridos em loja. Já compras feitas fora do estabelecimento podem ser devolvidas no prazo de 7 (sete) dias.

DÚVIDAS?
Quaisquer dúvidas sobre o produto devem ser sanadas antes da instalação das pastilhas. Utilize a Central de Atendimento ao Cliente Rivesti.

9. Causas excludentes da garantia das pastilhas Rivesti

A garantia dos produtos Rivesti cessa automaticamente quando houver quaisquer das irregularidades mencionadas abaixo, sem a exclusão de outras circunstâncias que evidenciem o manuseio, transporte, armazenagem, uso e manutenção inadequados dos produtos ou sua má instalação:
a) utilização de processos ou materiais diversos dos indicados neste manual, como o uso de argamassa ou outros tipos de materiais colantes, uso de rejunte não especificado, uso de espátulas rígidas, remoção do excesso de rejunte ou limpeza com a utilização de meios abrasivos ou com emprego de força excessiva;
b) instalação sobre superfície não preparada adequadamente ou sobre superfície inadequada para a colagem das pastilhas;
c) instalação a menos de 10cm da chama do fogão, considerando o alcance da chama com o fogão em uso;
d) instalação em ambientes externos diretamente expostos ao sol;
e) não observância dos encaixes existentes nas placas e/ou da seta indicativa de direção durante a instalação;
f ) erro de planejamento na execução da instalação;
g) erro de instalação do produto proveniente da inobservância de quaisquer regras contidas neste manual;
h) má-fé do consumidor.

A GARANTIA RIVESTI SE RESTRINGE TÃO SOMENTE A EVENTUAIS VÍCIOS E DEFEITOS APRESENTADOS PELO PRODUTO, TAIS COMO DIFERENÇA DE COR, DE TAMANHO, RISCOS E AVARIAS NAS PLACAS OBSERVADOS OBRIGATORIAMENTE ANTES DA INSTALAÇÃO. A INSTALAÇÃO DO PRODUTO COM QUALQUER DEFEITO APARENTE IMPLICA NA SUA ACEITAÇÃO IRRETRATÁVEL. A RIVESTI NÃO SE RESPONSABILIZA EM HIPÓTESE ALGUMA POR ERRO NO PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO, RAZÃO PELA QUAL O CONSUMIDOR DEVERÁ LER ATENTAMENTE O MANUAL DE INSTALAÇÃO E ASSISTIR AO VÍDEO DE INSTALAÇÃO DISPONIBILIZADO NO SITE WWW.RIVESTI.COM.BR, DEVENDO O CONSUMIDOR ENTRAR EM CONTATO COM A CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE RIVESTI SEMPRE QUE HOUVER ALGUMA DÚVIDA.

Faça aqui o download do manual de instalação

Dicas de Instalação

Depoimentos

Nossas Coleções

Pastilhas Quadradas

Clássica, elegante, minimalista.
Quadradas não têm erro.

Pastilhas Triangulares

Moderna, estilosa, ousada.
Triângulos criam profundidade.

Pastilhas Geométricas

Exata, diversa, lúdica.
Geométricas causam impacto.

Pastilhas Subway

Familiar, acolhedora, harmônica.
Subway tem história.

Central de Atendimento ao Cliente Rivesti

Redes Sociais

Dicas de Instalação

Faça aqui o download do manual de instalação

Site Seguro

Formas de Pagamento

    Inscreva-se para receber as novidades Rivesti  

    RIVESTI REVESTIMENTOS ECOLÓGICOS

    Rua Inácio Luís da Costa, 1850 – Pq. São Domingos – São Paulo/SP – CEP 05112-010 – CNPJ 37.723.172/0001-01. Todos os preços e condições deste site são válidos apenas para compras na loja online e não se aplicam aos Pontos de Venda. Destacamos que os preços previstos no site prevalecem aos demais anunciados em outros meios de comunicação e sites de buscas.

    Copyright © 2015-2023 – Rivesti®

    Desenvolvido por Prima Estúdio